quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

#Operação Harém

Heeey seus lindos tudo bem??
Geente, eu passei um susto aqui achando que não ia mais conseguir postar no blog por motivos de: problemas na conta, mas não é tão cedo que vão se livrar de mim \O/

Enfim, vamos a resenha de hoje. Um dos primeiros livros de texto jornalísticos que eu já li e com certeza impressionante: Operação Harém - O mundo secreto da prostituição de luxo.

Autor: Tony Chastinet
Editora: Companhia Editora Nacional 

"Depois de ter o sonho de fazer dinheiro no exterior destruído, Ariane volta ao Brasil disposta a denunciar uma grande rede de prostituição de luxo e tráfico internacional de mulheres. É assim que começa Operação Harém, livro-reportagem do jornalista Tony Chastinet, que, instigado pelo anonimato da operação à época, foi buscar informações para encaixar as peças dessa brilhante investigação conduzida pela Polícia Federal e por agências de segurança internacionais. O leitor terá à mão os detalhes do esquema milionário e saberá um pouco mais da vida das mulheres que fazem o famoso book rosa. Mergulhará na grande rede da prostituição de luxo, onde não há limites para o poder e a ganância."

Acho que todo mundo ouviu falar, assistiu ou pelo menos soube da polemica quando saiu àquela novela Verdades Secretas, que falava sobre a prostituição de modelos por conta do famoso Book Rosa né??
Então, eis aqui um livro que conta sem meias verdades ou romantização da situação, uma operação da policia federal gigantesca para poder colocar abaixo, um esquema milionário de prostituição de luxo, que começava como uma proposta para uma carreira de modelo fora do Brasil, mas que em pouco tempo, se revela um perigo maior do que todos acreditavam.

O que o livro revela também, é a dificuldade nas investigações, por conta de poderosos como políticos, jogadores de futebol, pessoas de influencia na tv, também estarem utilizando esta rede e o sigilo muitas vezes ao ser quebrado, gerava ameaças, escândalos e outros problemas que pareciam sempre ser um empecilho para as investigações, além é claro da impressionante quantia em dinheiro investida para criação de sites protegidos, códigos de acessos indecifráveis, pessoas silenciadas de varias maneiras e o pior, varias vezes, a impressão de que tudo vai terminar e nada vai ser resolvido e a vida de varias mulheres vai continuar sendo exploradas por dinheiro e sexo.

Por ser um livro investigativo que foi baseado em uma investigação real, os nomes dos personagens foram modificados para preservar as investigações e também para poder manter seguras as vitimas e em alguns casos, manter em segredo o nome de alguns famosos, mas que apenas pela descrição se tem uma imagem nítida de quem pode ser.

Tudo começa quando Ariane retorna ao Brasil e esta decidida e revelar toda a verdade sobre o que aconteceu enquanto ela estava em Londres, e apos um convite para ser modelo da também brasileira Mariah, que se apresenta para ela como olheira e promete a ela uma carreira de sucesso e dinheiro rápido. O que acaba acontecendo é que Ariane agora esta a mercê de Mariah e acima de Mariah, esta um poderoso shaike árabe que controla tudo com dinheiro, dando festas caríssimas e então organizando eventos cheio de mulheres de diversos países. Mas então, durante uma dessas festas Ariane é violentada por um grupo de jovens que estavam em uma destas festas e apos fugir ela retorna para casa pronta para contar toda a verdade.  

A investigação parece que começa devagar, mas logo apos a denuncia de Ariane, surge na sala do Delegado Daniel, responsável pela investigação, uma mãe desesperada, pois acaba de flagrar sua filha sendo aliciada por uma até então dona de agencia de modelo, para fazer parte de uma rede onde além de ser capa de revista e aparecer na tv, também faria programas com homens ricos e ganharia uma comissão muito maior desta maneira.
Pouco a pouco, nomes vão surgindo, sites vão sendo descobertos e em pouco tempo, uma operação de quantia absurda é revelada.

Tony Chastinet fez um trabalho investigativo para a construção deste livro denso e não nos poupa de nenhum detalhe sujo sobre o que esta acontecendo, cujo resultado de cinco longos anos de investigação são este livro brilhante e que mostra a realidade nua e crua da situação.
Em diversos momentos, eu fiquei extremamente chocada com a leitura e levei alguns dias para finalmente vir aqui e montar uma resenha, mas eu garanto a vocês que é uma leitura indispensável e altamente recomendada.

E é só por hoje seus lindos <33
Bjoos e até breve!!

Um comentário:

  1. Oooi! Tudo bem?

    Que bom que o problema não te impediu de postar, flor. Tô adorando suas resenhas! Ai, Verdades Secretas. Saudades. Aquela novela foi simplesmente maravilhosa. Bem polêmica claro, e pelo visto esse livro também. Achei interessante pela forma que o assunto foi abordado. Normalmente com esses temas os autores preferem seguir um personagem que foi vítima daquilo. Esse tipo, acompanhando a investigação, deve dar uma visão bem mais ampla sobre o assunto né, e sem romantizar como você mesma colocou, a gente tem a certeza de que tudo o que está ali aconteceu realmente, o que torna o livro mil vezes melhor. Fiquei bem interessada. Não devo ler por agora porque não estou na vibe de livros pesados assim, estou tendendo para as leituras mais leves. Mas deixei anotado, depois vou conferir com certeza.

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir