sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

#Mundo sem Fim - Volume 1

Heeey seus lindos tudo bem?? Cade vocês prontos pra pular carnaval??
Entãão, como meu Carnaval vai ser em casa mesmo, vou aproveitar pra colocar as leituras em dias, e nada melhor do que vir aqui e trazer pra vocês resenha nova.
Do livro que eu terminei meio em choque o volume um e agora to tremendo ainda pra ler o volume dois, do autor que é blaster famoso e finalmente consegui ler um livro dele: Mundo sem Fim.

Titulo Original: Word without end
Autor: Ken Follett
Editora: Arqueiro

"Uma guerra que dura cem anos. Uma praga que devasta um continente. Uma rivalidade que pode destruir tudo.

Na Inglaterra do século XIV, quatro crianças se esgueiram da multidão que sai da catedral de Kingsbridge e vão para a floresta. Lá, elas presenciam a morte de dois homens. Já adultas, suas vidas se unem numa trama feita de determinação, desejo, cobiça e retaliação. Elas verão a prosperidade e a fome, a peste e a guerra. Apesar disso, viverão sempre à sombra do inexplicável assassinato ocorrido naquele dia fatídico.

Ken Follett encantou milhões de leitores com Os Pilares da Terra, um épico magistral e envolvente com drama, guerra, paixão e conflitos familiares sobre a construção de uma catedral na Idade Média. Agora Mundo Sem Fim leva o leitor à Kingsbridge de dois séculos depois, quando homens, mulheres e crianças da cidade mais uma vez se digladiam com mudanças devastadoras no rumo da História.

“Um maravilhoso épico sobre a Inglaterra medieval. Altamente estimulante.” – The Washington Post

“Um imenso elenco de personagens realmente memoráveis. Apesar de ser tentador, este não é um livro para ser devorado de uma vez só, mas saboreado por todo o drama, profundidade e riqueza.” – Library Journal"


Eu morria de curiosidade pra ler um livro do Ken, resenhas apos resenhas apenas tecendo elogios sobre os livros dele, quando a Sarah me passou a oportunidade de leitura dele, eu sem pestanejar escolhi ele.
E nossa, eu estou até agora sem saber muito bem como explicar tudo que aconteceu durante a leitura.
É um livro incrivelmente denso de informação, escrito de tal forma que você mergulha na leitura e se vê preso em um mundo de pecados escondidos entre paredes sagradas, planos sombrios, personagens incrivelmente intrigantes e uma era feudal como nunca antes. Apesar de ser uma continuação de Os Pilares da Terra, que infelizmente eu não li, este livro pode ser apreciado mesmo assim, já que se passa logo depois do fim da construção da catedral, e tem inicio uma historia totalmente nova com um novo enredo. 

Escondidos em uma moita na floresta, lugar que sempre foi proibido para crianças frequentarem, quatro jovens acabam sendo testemunhas de uma assassinato na floresta e apesar de nunca terem se visto antes, passam então a fazer parte de um pacto de silencio, onde juraram jamais contar a ninguém o que viram nem o que ouviram.
Anos apos o acontecido, temos agora quatro jovens, com vidas rumando por caminhos completamente diferentes e que sabem que tiveram a vida modificada por aquele evento fatídico anos atras.

Merthin e seu irmão Ralph estão prestes a seguir caminhos diferentes, enquanto Ralph esta esperando para se tornar um cavaleiro, Merthin se torna aprendiz de carpinteiro e esta não é a unica coisa que separa os dois irmãos. Enquanto Merthin sempre foi tranquilo e é habilidoso o bastante para logo se tornar um grande aprendiz, Ralph nunca escondeu a personalidade agressiva e extremamente violenta. Eles são a prova de que muitas vezes, a vida ajuda muito a formar o carater de cada um e que muitas vezes, nossos piores inimigos somos nós mesmos.

Desde que se conheceram na floresta, Caris se viu encantada por Merthin e agora ambos estão em um relacionamento amoroso. Mas Caris, apesar de gostar muito de Merthin, não é como as moças de sua época e não tem os ideais românticos de se tornar uma dedicada esposa para cuidar da casa e do marido. Ela é ambiciosa, com planos de ser mais do que apenas uma mulher com uma vida comum. Muito inteligente, ela é um dos personagens mais cativantes de toda leitura, mostrando seus talentos para negócios, apesar de todos quererem que ela se concentre em se tornar uma boa esposa, ou no minimo uma freira com a vida fechada em um convento e seus devaneios de ser uma mulher poderosa sejam enfim abafados. 

Gwenda, só deseja uma vida livre de problemas e complicações. Com uma vida sempre complicada a merce de homens mais fortes que ela, um pai violento e uma vida conturbada, ela é o retrato puro da vida de uma mulher pobre na era feudal, sem muitas escolhas e com um futuro longe de ser promissor. Mas apesar de tudo, ela tem determinação para continuar seguindo em frente, mesmo que tudo pareça estar cada vez desabando mais.

"Sentir fome era pior do que ser açoitada... doía por mais tempo."

Existe uma porção de personagens significativos no livro, mas que eu teria que fazer um texto para cada um deles, mas um que me chamou muito a atenção foi Godwin, que apesar de ser um estudante a monge, se mostra uma pessoa muito talentosa para criar intrigas e sabe muito bem como usar as situações sempre a seu favor, conseguindo assim alem de se favorecer dentro dos muros da igreja, uma maneira de controlar as coisas ao seu redor.

Na verdade, o livro gira em torno dos muros da capela, que apesar de ser considerado um local sagrado, suas paredes são cheias de rachaduras por conta dos pecados dentro e fora dela. Com alfinetadas severas a igreja e seus domínios, Ken não poupou detalhes e linhas para falar sobre assuntos como a pedofilia, homossexualismo, a manipulação dos mais pobres em um mundo onde o dinheiro é a palavra de lei, um Rei cruel que só pensa no próprio bolso, temos cenas impressionantes sobre violência sexual e abusos que eu tive que parar pra poder respirar tranquilamente varias vezes enquanto lia. E como eu li apenas o volume um ainda, posso dizer que ele se encerra em um momento decisivo na vida da maioria dos personagens, que pouco a pouco vão se interligando cada vez mais, e teias e terias de mentiras, segredos e revelações vai se desmembrando cada vez mais. 
Não tenham duvidas de que eu já iniciei a leitura do segundo volume e já sei que preciso de todos os outros livros do Ken.

E é só por hoje seus lindos <33
Bjoos e até breve!
#Lih_Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário