domingo, 9 de agosto de 2015

#Tubarão

Oiii seus lindos tudo bem?? Como vocês estão??
Aproveitando o pós almoço aqui em casa do dia dos Pais pra poder fazer a resenha de hoje, por motivos de, este é um dos filmes favoritos do meu Pai, e me lembro de assistir junto com ele quando era pequena, e sempre que passa nos ainda assistimos juntos!
Então quando eu comprei o livro, claro ele foi a primeira pessoa que leu e eu escolhi hoje como uma pequena homenagem para meu Pai, e também desejo feliz dia dos Pais a todos os pais, padrastos, avôs e mães que fazem o papel de pai!
E então para vocês: Tubarão 


Titulo Original: Jaws
Autor: Peter Benchley
Editora: DarkSide

"Você não está vendo, mas ele está lá no fundo, observando suas pernas se mexerem nas águas turvas. A mais perfeita máquina assassina da natureza, o predador que mantém seu posto no topo da cadeia alimentar desde a época dos dinossauros. Um torpedo de carne, ossos e dentes. Não há para onde fugir. Se você sempre devorou livros, chegou a hora da revanche.

TUBARÃO é o clássico romance de Peter Benchley que deu origem ao primeiro blockbuster de Steven Spielberg. Mas, mesmo antes do sucesso na telona, o frenesi alimentar de Jaws se transformou num fenômeno de vendas. O best-seller internacional foi o principal responsável em elevar a fera de barbatanas dorsais ao status de perfeita encarnação do mal. Se já existiu um bicho-papão na natureza, ele está dentro d’água.

A história se passa em Amity, um balneário ficcional situado em Long Island, Nova York. Quando o corpo de uma turista é encontrado na praia o chefe de polícia Martin Brody ordena o fechamento das praias da região. Mas o prefeito Larry Vaughan, mais preocupado com o dinheiro dos veranistas, consegue abafar a notícia e libera o banho de mar na cidade. O banquete está servido.
O impacto dessa obra pop foi tão violento, que gerações passaram a pensar duas vezes antes de cair no mar. O resultado, além das intermináveis semanas do tubarão na TV a cabo, foi a perseguição desenfreada a esses peixes de dentes afiados. Benchley se tornou um ativista contra a matança indiscriminada dos tubarões."


Eu sei que a maioria já leu o titulo a resenha cantando a clássica musica do filme Tubarão, e admito que sempre que eu pegava pra ler eu já  abri o livro cantando também.
Mas logo nas primeiras paginas já se percebe as diferenças entre livro e filme.
Para começo de conversa, eu quando soube que a DarkSide ia lançar o Tubarão, eu não sabia de inicio que era um livro, eu achava que era como o livro dos Goonies, que é um roteiro de filme original adaptado para livro. 
Com uma diagramação incrível e uma atenção aos  detalhes, temos mais um livro que é por si só uma obra de arte trazida pela DarkSide.
Uma outra surpresa também foi a quantidade de pesquisas que o Peter Benchley fez para poder escrever o livro e logo de cara eu me identifiquei com ele porque ele também é um apaixonado pelos tubarões e seus mistérios. 
Quando eu fiz biologia, lembro perfeitamente do meu Professor passar horas e hora falando sobre como são incríveis os tubarões e como ainda sabemos muito pouco sobre eles.

Sobre o livro, logo de cara percebemos que, tirando os nomes dos personagens, as praias e claro, um Tubarão colocando terror nas pessoas, percebemos que as semelhanças param ai.
Para começar, apesar do panico que o terrível tubarão causa e suas vitimas, logo vemos que ele é o menor dos problemas, e que existe uma ameaça bem mais próxima do que um monstro nas águas calmas de uma praia.
O  chefe de policia da pacata cidade praiana de Amity, Martin Brody acaba de ser chamado para investigar o desaparecimento de uma moça apos uma festa a beira da praia, mas o que ele encontra da pobre mulher são apenas alguns pedaços e logo fica claro que não foi uma pessoa que fez aquele estrago, e a praia passa a se tornar uma armadilha, já que a ameaça de um tubarão se torna clara.

"Emaranhados no monte de algas estavam a cabeça de uma mulher, ainda presa aos ombros, parte de um braço e cerca de um terço do tronco."

Mas as coisas ficam complicadas para Martin, porque apensar do perigo iminente dos ataques de tubarão, o prefeito da cidade, Larry Vaughan se recusa a fechar as praias e resolve que nenhuma informação sobre o ataque deve ser passada e tudo ocultado.
É ai então percebemos que a pacata cidadezinha, que sobrevive das temporadas de veraneio, existem problemas muito maiores do que todos pensavam.
E é quando a decisão de manter as praias abertas acaba por gerar mais vitimas, desta vez um dos preciosos turistas, as coisas ficam ainda mais complicadas e a decisão final é simples, eliminar o tubarão. Mas ao que parece, o estrago já foi feito e as coias na cidade começam a sair do controle e ameaças são feitas por todos os lados.


Nós temos aqui uma cidade em que todos estão acostumados ao marasmo e ter este pequeno momento de grandeza quando chega as altas temporadas, mas que nunca s peguntou o poque de de repente os preços dos imobiliários ficaram tão altos e uma crise parece estar batendo a porta de todos, mas ninguém e atreve a perguntar o porque.
Em meio a tudo isso, temos também a esposa de Martin, Ellen, que assim como a cidade, vive das lembranças de verão, antes de seu casamento, sua vida de menina rica e sempre nas temporadas, vive do que Martin chama de "humor de verão", já que ela pega por uma melancolia e se torna desgostosa com suas escolhas. Mas tudo parece mudar, quando o biólogo marinho, convidado por seu marido, Matt Hooper, volta para cidade, ela sente um novo sopro de vida, em meio ao seu próprio desespero de ter a chance de voltar ao seu passado mais uma vez.

Como da pra perceber, no livro, o ultimo dos problemas é de verdade o tubarão, mas ele é uma peça fundamental em tudo isso, já que graças a ele, verdades são reveladas, mascaram começam a cair e vidas são ameaças por causa da ganancia de pessoas que deveriam proteger a cidade.
Mas não pensem que ele deixa de ser uma espécie de fantasma no livro, tendo descrições incríveis sobre seus ataques, e algo como se estivéssemos assistindo a uma cena de documentário sobre seus ataques, sempre que ele aparecia, uma onde de nervosismo me atingia, e eu queria gritar para as pessoas saírem da água o mais rápido que elas conseguissem.

"O peixe moveu-se para fora do campo de visão de Hooper - um borrão fantasmagórico cinza-prateado formando lentamente um círculo"

Sobre comparações entre livro e filme, eu recomendo os dois por igual, porque os dois a sua maneira são clássicos e merecem total atenção.
Com feitos incríveis para o ano de lançamento, já que o filme é de 1975, temos um tubarão tão bem feito que algumas pessoas realmente acreditaram que um monstro gigantesco poderia estar a solta por ai e que um de verdade foi morto durante as filmagens do filme.
Então, o que ganhamos com o lançamento do livro aqui, foi um clássico que todo mundo deveria ter a oportunidade de conhecer e descobrir que os mistérios embaixo d'água as vezes não são nada com os segredos em terra firme


Beijos seus lindos e até a próxima =DD
E fiquem de olho em barbatanas nas águas em ;DD
#Lih_maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário