terça-feira, 21 de outubro de 2014

#38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo: Ausência

Heey lindos e lindas tudo bem?? Estão ai odiando o horário de verão que eu sei!
UHAUHUHUHUA
Então gente, post aqui hoje especial por motivos de que eu fui na 38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo 

E a parte linda é que um dos filme tinha no elenco minha amiga Andréia, então qui estou eu para fazer resenha do filme dela: Ausência.


Direção: Chico Teixeira
Roteiro: Chico Teixeira, Cesar Turim, Sabina Anzua Tegui
Elenco: Matheus Fagundes, Irandhir Santos, Francisca Gavilán, Gilda Nomacce, Thiago de Matos, Andréia Mayumi.
Produção: Bossa Nova Films


Sinopse: Serginho (Matheus Fagundes) é um menino de 14 anos muito mais maduro que os outros jovens de sua idade. Ele cuida de seu irmão mais novo, Wiliam, e de sua mãe ausente e alcoolatra, Luzia. Trabalhando em uma barraca de feira com seu tio Lazinho, ele só se diverte ao lado de Mudinho, um amigo com quem divide sua intimidade. O único adulto com quem Serginho tem um relacionamento de afeto é o professor Ney, que o ajuda com o dever de casa durante à noite. A confusão entre o despertar de sua sexualidade e a busca de uma figura paterna faz Serginho perceber que ele está sozinho no mundo.


Gente, eu sou apaixonada por filmes independentes e estou muito feliz pelo crescimento também na qualidade dos  filmes nacionais que estão saindo. E este é mais um filme que com certeza vai muito longe.
Alias vou começar dando os parabéns porque, Ausência ganhou premio de melhor ator para Matheus Fagundes e o premio de Juri então já viram que é um filme que promete né??

O filme mostra a vida de Serginho (Matheus Fagundes), que aos 15 anos trabalha dia e noite em uma feira na rua com o Tio, sustenta a Mãe e seu irmão, não vai a escola e é alvo das brincadeiras de outros homens mais velhos da feira.
O filme trata d uma realidade crua, então não espere meias verdades. Mostra como um garoto de apenas 15 anos, teve que se tornar o homem da casa, já que sua Mãe é alcoólatra e ausente de sua vida, ele é "pai" de seu irmãozinho mais novo, trabalha literalmente como gente grande, já que passa mais tempo trabalhando na feira do que indo a escola e fazendo qualquer outra coisa e os poucos momentos que tem para relaxar, é com seus amigos Mudinho e Silvinha (Andréia Mayumi).
Outra pessoa importante é o professor Ney (Irandhir Santos), que o ajuda com a lição de casa e  também deixa que ele fique em sua casa as vezes. Serginho também esta aos poucos descobrindo sua sexualidade e descobrindo 

Bom como o próprio titulo do filme diz, se trata de ausência, e aqui temos todos os tipos de ausências possíveis. Temos a ausência de amor de Mãe, já que quando ele resolve encarar e colocar a frente de sua mãe seu problema com bebida ela resolve que vai voltar para Bahia e deixa-lo para trás já que ele já sabe como se virar, a ausência de Pai, já que ele foi embora quando ele ainda era pequeno, ausência de infância, já que todos os jovens que aparecem trabalham no mesmo lugar com Serginho para ajudar em casa, ausência de compreensão dos que estão próximo e tudo isso mostrado em muitas imagens e poucos diálogos, quando na verdade as expressões de cada um deixam bem claro o que estão sentindo ou querendo nos passar.   

   Com problemas que estão bem próximos de nós, é um filme muito realista e que choca em vários momentos assim como também emociona e deixa um sabor meio agridoce, já que a vida de Serginho parece que esta indo ladeira a baixo e mesmo assim ele tem que continuar, e cada pequena decisão que ele passa a tomar pode mudar sua vida.

Chico Teixeira fez um trabalho incrível com esse filme, com merecimento dos aplausos no final do filme. Sem falar que ele conversou com a plateia apos o filme e deixou claro a emoção que ele estava sentindo pelo trabalho dele e também pela maneira como o publico reagiu a seu filme.
Eu tive o privilegio de o conhecer e ele é uma simpatia.

E Deiaa você estava incrível viiw *-* Ficamos super feliz por você e você merece todo sucesso do mundo viw =DD

O filme estreia oficialmente só no ano que vem, mas garanto que ele vale a pena e espero que ele continue a receber os prêmios que ele merece.

Só por hoje gente =DD
Bjos seus lindos <33
#Lih_maria

4 comentários:

  1. O grande problema de filmes independentes é que depois é um parto pra achar um lugar onde ele esteja em exibição, só em cinema de rua ou festivais e geralmente bem limitado. Aí a gente fica sem ver filmes incríveis :(
    Beijos
    Iris - literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu adorei a premissa do filme e espero que assim que estrear consiga assistilo. Adoro filmes que abordam situações do cotidiano da maioria das pessoas. Parabéns pela resenha!

    Beijos.
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Lih =)

    Confesso que não costumo acompanhar muito cinema nacional, mas gosto bastante de filmes que retratam mais a vida real.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Acho tão legal esses eventos, sempre me dá vontade de ir.
    Nunca tinha ouvido falar desse filme, mas me parece ser ótimo.
    Caixinha de Correios #54.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir