domingo, 28 de setembro de 2014

#Antes de Dormir

Heeey seus lindos tudo beem?? Como estão passando??
Eu to aqui prestes a prestar mais um Concurso publico, então ta fodah..mas beleza, tamos ai \O/
E seja o que Deus quiser!!
Entãão...eu hoje vou postar, na verdade repostar uma resenha que eu já tinha feito para o blog 50 Tons de Hospício e resolvi colocar ela aqui também =DD
Para vocês: Antes de Dormir.

Titulo Original: Before I Go To Sleep 
Autor: S. J. Watson 
Editora: Record

Todas as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias, mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história.







Então, eu na verdade demorei bastante pra conseguir formar uma opinião concreta sobre esse livro, por alguns fatores durante a própria leitura e o principal foi a maneira como o autor escolheu para trabalhar com a estoria. 

Quando conhecemos Christine, logo de cara percebemos que tem algo errado, ela não tem ideia de sua própria idade, nem da casa onde esta, nem quem é o homem deitado ao seu lado, nem de quem é o rosto que ela vê no espelho. O fato é que sempre que ela dorme, ela acorda com as lembranças de quando ainda era menina de 10 anos, as vezes uma moça de 20 mas nunca a idade correta. Isso faz com que todos os dias ela precise passar por um processo de relembrança dos acontecimentos, desde seu casamento até o dia anterior e o responsável por lembra-la de tudo isso é seu marido, Ben.

"Preciso melhorar. Não consigo me imaginar seguindo desse jeito por muito tempo. Eu sei que vou dormir esta noite e que amanhã irei acordar novamente sem saber de nada, e o mesmo no dia seguinte, e depois dele, para sempre. Não consigo imaginar isso. Não consigo enfrentar isso. Isso não é vida, é apenas uma existência, saltar de um momento para outro sem ter ideia do passado, sem planos para o futuro." 

Mas então, ela recebe uma ligação de um homem que diz que a esta ajudando a se lembrar de tudo! Com a ajuda do Dr.Nash, Christine esta montando um diário com suas lembranças e isto esta ajudando e muito em sua recuperação, mas junto com a recuperação veem alguns fatos importantes e o mistério todo livro começa justamente quando ela abre este diário e logo na primeira pagina ela tem uma mensagem para ela mesma: não confie em Ben.

Graças a esse diário também nós somos capazes de conhecer melhor quem de fato é Christine e o que aconteceu com ela, causa também um desespero muito grande em algumas partes, já que deixa bem claro como é difícil você não ser capaz de lembrar de fatos como o que aconteceu com seus pais, quem você é de verdade, o que você fazia para viver, com quem você se casou, onde estão seus amigos e situações assim. Também começa a criar duvidas importantes, sobre o que até agora em sua "vida" era verdade ou não, e o quanto era informação que Ben manipulava, o quanto era causado pela confusão causada pela sua própria mente.

Sobre Ben, confesso que de inicio não entendia o porque não confiar nele, mas durante a leitura, o autor vai sempre nos deixando com aquela sensação de que tem algo muito errado com tudo isso. Porque ele continuaria casado com uma mulher que não se lembra dele e porque ele não permitia a ela fazer os tratamentos para ajudar a se recuperar? São estas pequenas perguntas que vão se formando ao decorrer da leitura que te prendem ao livro, você acaba preso ao dias de Christine e Ben e a cada nova lembrança dela, temos a sensação de pequenas vitorias ao mesmo tempo de estranhamento, já que algumas lembranças são tão intimas que somos colocados como espectadores nos acontecimentos.

"Sinto que estou ficando louca. Tudo é fluído, tudo é movediço. Penso uma coisa e então, um momento depois, imagino o contrário. Acredito em tudo que meu marido diz e depois não acredito em nada. Confio nele, depois não. Nada parece real, nada inventado. Nem eu mesma.
Gostaria de saber de uma coisa ao certo. Uma única coisa que não precisaram me contar, sobre a qual não precisei ser relembrada."

Mas as grandes perguntas são: o que de verdade aconteceu quando Christine sofreu o acidente?? E porque apesar de tudo, Ben continua com ela quando todos parecem ter desitido dela??
Essas perguntas, só lendo pra descobrir!!  

O cansativo no livro é as repetições. Funciona como uma perspectiva da memoria da personagem, mas de fato, torna em alguns momentos cansativo, já que todos os dias o diário começa com ela se lembrando do básico. Mas nem mesmo isto estraga a leitura e acabou se tornando um dos meu livros favoritos muito rapidamente e um livro que recomendo com certeza =D

Ahh um detalhe muito importante, é que os direitos do livro foram comprados e já temos um filme estreando em breve! Como eu sou uma pessoa tocada pelo bom espirito, deixo par vocês o primeiro trailer que saiu e o poster oficial do filme, que tem ninguém menos que a Nicole Kidman  e Colin Firth*-*

Então podemos esperar um bom filme, ou pelo menos assim nós esperamos!
Aproveitem =DD
Até breve seus lindos!!
Bjos <33
#Lih_maria

3 comentários:

  1. Oi Lih! Gostei muito da resenha! e to trailer! o livro é uma versão sombria e sinistra de Como Se Fosse a Primeira Vez hahaha só que não né Lih? :p tô curiosaaaaa :) beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lih,

    esse livro me lembra a capa de As Duas Faces de Janeiro que li da Benvirá. Esse livro deve ser muito tenso O.o

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Comecei a ler esse livro em e-book há séculos e ainda não terminei. Acabei cansando já nas primeiras páginas e deixei de lado *-* ver que vai virar filme me animou um pouco, mas acho que não vou continuar lendo em formato digital.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir