terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

# O Circo do Dr. Lao

Heeey lindos tudo bem?? *____*
Que saudades de vocês!!
Nossa deixa eu bater a poeira do meu nome aqui XD
AHUAHUAHUHUA
Maas o importante é que eu voltei ;D
E a resenha de hoje é na verdade de um livro que estou devendo resenha dele já a um tempo mas só agora eu tive coragem de fazer xD
Motivos de que foi um livro curto mas complexo pra ler (pelo menos eu achei)!
Então para vocês: O Circo do Dr. Lao.


Titulo Original: The Circus of dr. Lao 
Autor: Charles G. Finney
Editora: Leya

Sinopse: RESPEITÁVEL PÚBLICO, O CIRCO CHEGOU! Abalone, no Arizona, era um lugar ermo e tranqüilo onde os habitantes se preocupavam tão somente com o tédio e em sobreviver à Grande Depressão... Era, até o circo do doutor Lao chegar à cidade e mudar a vida de todos. Esperando apenas mais um espetáculo circense, os cidadãos de Abalone notaram algo de esquisito no circo. Seres estranhos, atrações cujo nome sequer podiam soletrar, seres infernais, animais de todos os tipos, mitos da antiguidade, serpentes, híbridos e muito mais – eram inúmeras as atrações bizarras. Aos poucos o circo faz ruir a frágil máscara dos habitantes locais; (des)ilusões amorosas, o tédio oculto nas vidas de fachada, segredos revelados transformam o espetáculo em uma bizarra percepção do próprio ser humano. Em poucos dias, doutor Lao irá alterar a vida dos moradores de Abalone

Entãããão primeiro deixa eu contar como foi que eu conheci este livro. Há uns anos eu assisti um filme totalmente confuso do tipo classe B mas que tinha todo tipo de personagem e que eu assisti mais de uma vez no canal Futura (sim eu via Futura). O tal filme era chamado As Sete Faces do Dr. Lao e eu devia ter uns 15 anos quando assisti (não faz tanto tempo assim xD).
Entããão, ano passado estou passeando pela Livraria Cultura quando dei de cara com ele numa prateleira daquelas abandonadas e não acreditei que tal livro existia.
Não tenham duvidas que eu comprei =DD
O fato é que se o filme fazia quase nenhum sentido o livro eu tive que ler duas vezes até chegar em uma conclusão e é uma quantidade de personagens que não vou conseguir falar de todos em um post, mas vou falar de alguns que mais gostei e me marcaram mais!
Sobre a temática do livro, somos apresentados a uma cidade sem nenhum acontecimento interessante ou nada marcante nem mesmo para seus morados, que passam a maior parte do tempo cuidando da vida uns dos outros, chamada Abalone, Arizona, até que uma certa manhã, o jornal local anuncia a chegada de um circo peculiar comandado por um chinês, o Dr. Lao.
Graças ao inusitado anuncio do jornal local, sobre as apresentações do circo e também a promessa de animais exóticos nunca antes visto, os moradores da cidade resolvem aparecer ao desfile e também conhecer o tal circo.
 Até então nada de novidade, mas então ao entrar no circo a cidade inteira passa por uma grande mudança.
O livro não é separado em capítulos e sim em diferentes áreas do circo e cada uma pertence a um morador ou família da cidade e seu contato com os membros do Circo.
Uma das primeiras a aparecer no tal circo é a professora de Inglês do Fundamental, que era uma mulher fechada, mas que na verdade adorava (no meu ponto vista logico) sacanagem, mas se escondia atras de uma fachada de puritana aos seus alunos, a Agnes Birdsong, e seu contato no circo é com nada menos que um Sátiro. Claro, bastou um encontro com criatura que exala testosterona para que a verdadeira personalidade de Agnes aparece, entre outras coisas.
"O sátiro aproximou-se dela, dançando, roçando com as pontas dos cotovelos seus belos braços nus, tocando-lhe o vestido com as coxas hirsutas. [...] O sátiro beliscou-lhe a coxa, enquanto continuava dançando. Doeu, mas Agnes descobriu que a dor e a lubricidade eram sensações afins"
Uma outra personagem é a Mulher Gorda, chamada Kate. Não é maldade minha, ela é lembrada apenas como a mulher gorda, que ninguém gostava de verdade por se a fofoqueira da cidade, e que é transformada em pedra pela Medusa.
Temos também o meu encontro favorito que é entre Sr. Etaoin e a Serpente Marinha. Esta parte é toda narrada na forma de entrevista, ao a Serpente (que fala é claro), esta queixosa sobre a vida no circo, isto porque antes de ser capturada pelo Dr. Lao, ele (a serpente é macho) todos os anos se encontrava com sua fêmea, mas então ele foi capturado e passa os dias comendo e planejando sua próxima fuga do circo. 
" Etaoin: Seria possível que a compulsão instintiva que me faz procurar um arvore quando um cão late para mim seja a mesma coisa que te faz chocalhar quando te alarmas? 
A Cobra: Não. Tua compulsão nasce do medo. A minha do ódio. Teu instinto é de covardia.  meu, do contra ataque. Tu desejas fugir. Eu, revidar. Tens medo da própria sombra. Eu nada receio."
Bom como eu disse é um mar de personagens, acontecimentos fantásticos, questões filosóficas entre outras coisas. É um livro que requer paciência porque muitas coisas estão escondidas em "entre linhas".
O próprio Dr. Lao é um personagem a parte no livro. Ele é chinês, mas dentro do circo fala perfeitamente, fora dele usa o famoso estereotipo de trocar as letras pelo L. É um homem cheio de historias para contra e aparece em todas as tendas dando conselhos ou contado como conheceu e capturou cada uma de suas atrações. Ele acaba sendo um mistério não revelado dentro do próprio livro.
O livro também contem figuras que mais aprecem cards do circo e que separam algumas historias ou servem como pausa na leitura! E são figuras muito bem desenhadas *-*
Bom gente é isso, como eu disse é um livro que não da pra falar muito!
Maas eu espero que vocês tenham gostado =DD
Bjos seus lindos <333    

6 comentários:

  1. Ameeei a capa!
    Dá uma passadinha?
    http://comportamentorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Liih!! Mano que gif é esse da minininha requebrando vey?!
    Sobre o livro não conhecia e achei meio confuso, se eu tiver a oportunidade eu irei ler sim.
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Lih, adoro a capa desse livro e quase o comprei por causa da mesma, já. Deu pra entender mais ou menos do que o livro se trata então, agora ele desce só algumas posições na lista dos desejados.
    Beijos
    http://garotodelinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lih, quanto teeeempo mulher!
    Ameeei esse gif e me identifiquei hahaha
    A capa desse livro é linda. Eu que amo capas já quero!
    Vamos combinar que já faz um tempo que você tinha quinze anos Lih hahaha.Eu amo descobrir livros por acaso e principalmente relacionados a livros. Se tiver o fator "não entendi nada" melhor ainda. Essas coisas me instigam hahahaha
    Será que eu encontro por aqui ou só pela internet?
    Vou procurar! E você não suma daqui u-u
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  5. Nossa, o livro parece mesmo ser super complexo, e olha que eu não daria nada por ele se visse essa capa em uma livraria, ia achar que era algo bobinho. Não sei se tenho coragem de encarar não, do jeito que sou lerda ia boiar legal na história.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Lih!
    hahaha, sei como é sumir um pouco, mas eu ainda acho que ganho hein. Resolvi dar uma tirada de poeira do meu blog agora HAHAHAHA.
    Gostei da resenha, o livro parece ser bem interessante de ler.
    Beijokas
    Letters in Wind

    ResponderExcluir