sábado, 16 de novembro de 2013

RESENHA: LIVING DEAD GIRL (MENINA MORTA VIVA) - ELIZABETH SCOTT

Olá pessoal, tudo bem?

Quanto tempo xD, saudades de vocês. Mas a vida tava um correria,várias coisas aconteceram e eu fiquei totalmente relapsa com as minhas leituras. Pensa só no tanto que a dona Ligia buzinou na minha orelha kkkkkk. Mas eis que hoje, finalmente, venho com uma resenha para vocês. \0/ 

Vamos lá ...

A resenha de hoje é de um livro que eu desejava ler a tempos, mas sempre que eu estava disposta a comprá-lo eis que era surpreendida pelo preço. Bem salgado  por sinal. Dai eu adquiri o Kobo e comprei por apenas R$ 15,oo \O/ ...

O livro é: Living Dead Girl (li em inglês), o título em português é: Menina Morta Viva.

Capa original:


 Sinopse:

Era uma vez, eu era uma menininha que desapareceu.
Era uma vez, o meu nome não era Alice.
Era uma vez, eu não sabia como tinha sorte.
Quando Alice tinha dez anos, Ray levou-a de sua família, seus amigos, de sua vida.
Ela aprendeu a desistir de todo poder para suportar toda a dor. 
Ela esperou que o pesadelo acabasse.
Alice agora tem quinze e Ray ainda a mantem com ele, mas ele fala mais e mais da sua morte.
Ele não sabe que isso é o que ela anseia.
Ela não sabe que ele tem algo mais assustador do que a morte em mente para ela.
Esta é a história de Alice.
É uma que você nunca ouviu falar, e que você nunca, jamais esquecerá.



____________________________________________________________________________

Achou perturbador? Pois bem, a estória em sí é muito mais. 
Alice é uma garotinha comum, como toda garota de sua idade está descobrindo o mundo, glosses, cabelos, meninos, amigas, enfim, descobrindo a vida. 
Mais um dia comum, e uma excursão com a escola para um aquário muda a sua vida. 
A partir dali ela já não era mais Alice, sua identidade será mudada e apagada para sempre. Sua vida e integridade foram tiradas dela por um homem desconhecido que a queria como SUA, ou seja, que o satisfizesse em todos os sentidos. 
Alice não podia ter vontades, desejos, fomes, vida social e o mais perturbador de todos, ela nao podia crescer. Ela não podia ganhar corpo,  então conforme os anos passavam ela não ganhava peso e passava fome, sempre vendo aquele homem engordando e vivendo sua vida como se nada  tivesse acontecendo. E quando algo não saia conforme o desejo DELE, ela era punida da pior forma possível. Constantemente ameaçada de morte.

Falar desse livro me causa um pouco de arrepios e de agonia. A narrativa do livro é todo em primeira pessoa, partindo do ponto de vista da Alice. O que por sí só já é extremamente perturbador e sofrido. A narrativa discorre da mesma forma mostrada na sinopse, então é muito mais intimo e ligado a forma de pensar da personagem. Meio que te coloca na cena dos fatos. 

Muitas vezes pensei em desistir da leitura, pois me dava um pouco de ânsia conforme a leitura corria, tanto que levei um tempo brutal para terminar de ler tendo em vista que nem é um livro extenso.

Mas dado o tema do livro, não se trata de algo fácil de se lidar e digerir conforme se vai lendo. Acho que uma pausa faz até bem, pois os fatos são bem pesados e ainda mais quando estamos falando de uma criança que foi sequestrada e vem sendo abusada. 

Meu ódio em relação ao Ray só crescia, não conseguia compreender em momento algum seu comportamento e ainda mais como Alice suportava tudo aquilo. Claro ela suportava e aceitava porque na sua idade de nove anos acaba-se acreditando em tudo e Ray abusou da boa vontade dela. Obvio que, também, era obrigada a suportar para não perder a vida e nem colocar sua família em risco. Como disse é uma questão muito delicada e a autora conseguiu de forma  brilhante colocar toda essa agonia no papel. 

Alice é construída de forma frágil e delicada, mas se mostra mais astuta e esperta do que imaginamos.  

Apesar de ser uma leitura pesada, de tema pesado e delicado, não podemos negar que é muito atual e infelizmente recorrente. Tem que ter um estomago relativamente forte, porque não posso descrever de outra forma a não ser um soco no estomago tudo o que foi escrito e a forma que foi escrito. 

Minha relação com esse livro ainda não sei definir, só posso dizer que me surpreendeu e me deixou perplexa diversas vezes. De fato não uma leitura que eu repetiria ou recomendaria. Fica a critério do leitor decidir se consegue encarar ou não.

Bom pessoal, é isso. Espero que tenham gostado. Feliz de estar de volta \o/ estava com saudades hehehehe .... bjos e até mais ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário